Reinventando o doce d’Ocê - Uma história de amor e lutas Código: 9786500776782

  • Pedro Motta Pinto Coelho
EDITORA DEL REY, EDITORA BRETAS
FracoRegularBomÓtimoExcelente Sem avaliação
à vista no boleto bancário

Este produto será entregue por um de nossos parceiros

Produto Disponível: Previsão de Postagem em até 1 dia útil + tempo de transporte (conforme frete escolhido), após a confirmação do pagamento.
Compartilhar:
Avalie o produto:
Excelente

Características do Produto

Autor(es)
  • Pedro Motta Pinto Coelho
ISBN9786500776782
Numero de Páginas100
Numero de Edição1
Ano de Edição2023
EditoraEDITORA DEL REY, EDITORA BRETAS
Ano de Publicação2023
EncadernaçãoBrochura
OrigemNacional

Sinopse

A admirável história da Chef pâtissière Thereza Cristina Pinto Coelho e de sua mais famosa criação, a ‘’coxinha de catupiry com frango ou camarão’’. Momentos vividos pela pequena empresa que, ao longo de 25 anos, período de duração do Doce d´Ocê original, com apenas algumas poucas lojas em Belo Horizonte e em Ouro Preto, revolucionou, em termos de qualidade e originalidade, o mundo da gastronomia de doces e salgados no Brasil. Os desa­fios dessa startup, diante de políticas econômicas equivocadas e perversas durante o regime da ditadura militar em Brasília e mesmo depois, com os “Planos Cruzados I e II”, no governo Sarney e, em seguida, com o conjunto de medidas econômicas restritivas, inclusive confi­sco de depósitos bancários, do “Plano Collor”.

Em linguagem intimista o autor estrutura a narrativa memorialista em torno da receita da celebrada coxinha, hoje cinquentona. Expõe, sob a forma de contos, alegrias e tristezas dessa saga, sempre contextualizados no cenário político, econômico e social do Brasil no período considerado (décadas de 1960 a 1990). São episódios das muito mais de mil e uma noites e longos dias de trabalho, lutas e sonhos – dias e noites vivenciando receitas criativas e inovadoras, bem enraizadas na tradição e cultura mineiras. Algumas das suas emblemáticas receitas incluem-se aqui, a título ilustrativo.

Maria do Carmo P. Coelho Müller

Sobre o Autor

Pedro Motta Pinto Coelho, diplomata, é natural de Santa Bárbara, MG. Aposentado, vive em Portugal, na Vila de Parede, Concelho de Cascais. Ao longo da carreira diplomática, especializou-se em questões ambientais, de desarmamento, assim como em temas sulamericanos e africanos, serviu em Washington, Buenos Aires, Assunção e Genebra. Foi Cônsul-Geral do Brasil em Lisboa, embaixador em Israel e, como embaixador no âmbito multilateral, serviu em Lisboa, como Representante do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e em Genebra, junto à Conferência do Desarmamento das Nações Unidas. Formado em Direito (UFMG/-CEUB), Música (George Washington Univ.), com Mestrado (M.A.) em Teoria Política (Georgetown Univ.) e em Diplomacia (instituto Rio Branco e Curso de Altos Estudos). Cursou o Colégio Naval e, por dois anos, a Escola Naval, no Rio de Janeiro.

Minha Conta