Sinopse
Este livro analisa a
acessibilidade promovida à luz dos princípios do desenho universal nos espaços
urbanos e edificados e sua contribuição para afastar barreiras atitudinais em
relação às pessoas com deficiência, in- dispensável para sua efetiva inclusão
social e o respeito à dignidade que lhes é inerente.
A obra analisa a relação
sociedade-deficiência ao longo do tempo e seus reflexos na trajetória de
construção dos direitos das pessoas com deficiência. Com base nesse resgate
histórico, a autora demonstra que esses indivíduos experimentaram durante
séculos a violação de seus direitos e o desrespeito a sua dignidade, sendo alvo
de discriminação e estigma.
Na análise das dimensões da
acessibilidade, verifica-se a importância de seu aspecto arquitetônico e
urbanístico para a garantia de acesso aos espaços escolares, culturais,
esportivos, de saúde, de trabalho, de lazer, enfim, a todos ambientes onde a
vida acontece.
Entretanto, quando a
acessibilidade não leva em conta o conceito de desenho universal, criando
espaços acessíveis, mas segregados, a marca negativa da deficiência permanece,
reforçando o preconceito e a discriminação, o que torna letra morta o direito à
inclusão social e o respeito à dignidade das pessoas com deficiência.
Por outro lado, a aplicação do
desenho universal permite perceber os impedimentos pessoais como uma
característica dos seres humanos, afastando o estereótipo de incapacidade da
deficiência. Assim, é possível falar em inclusão social e em respeito à
dignidade inerente às pessoas com deficiência.
Sobre a Autora
Lígia Maria Veloso Fernandes
de Oliveira
Graduada em Arquitetura e Urbanismo
pela UFMG e em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Mestre em
Direito Público pela PUC-MG. Doutora em Direitos Humanos, Processos de
Integração e Constitucionalização do Direito Internacional pela PUC-MG. Especialista
em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Gama
Filho/RJ. Advogada da União aposentada, integra o escritório de advocacia
Antônio Sávio de Oliveira Chaves Sociedade de Advogados. Compõe o Corpo Docente
da Dom Helder Escola Superior. Professora Pesquisadora do Grupo de Iniciação
Científica “Diversidade, Inclusão e Acessibilidade Universal” da Dom Helder
Escola Superior.