Central de Atendimento e Televendas: (31) 3284-3284 | (31) 3274-3340 | (31) 3293-8233 (31) 98206-4105


Economia Ambiental - Gestão de Custos e de Investimentos Código: 9788538401773

  • Luiz Antônio Abdalla de Moura
DEL REY
FracoRegularBomÓtimoExcelente Sem avaliação
à vista no boleto bancário

Este produto será entregue por um de nossos parceiros

Produto Disponível: Previsão de Postagem em até 1 dia útil + tempo de transporte (conforme frete escolhido), após a confirmação do pagamento.
Avalie o produto:
Excelente

Características do Produto

Autor(es)
  • Luiz Antônio Abdalla de Moura
ISBN9788538401773
Numero de Páginas288
Numero de Edição4
Ano de Edição2011
EditoraDEL REY
Ano de Publicação2011
EncadernaçãoBrochura
OrigemNacional

Sinopse

"Na busca da melhoria contínua de desempenho ambiental, vale lembrar que na realização de todas as atividades gerenciais, desde o projeto até a seleção de sistemas e equipamentos e sua instalação e operação, os investimentos requerem uma análise econômica de viabilidade, para manter a saúde financeira e a competitividade da empresa. É do mundo natural que a economia e as empresas irão buscar a maior parte de suas necessidades em termos de matérias primas e energia, sendo também para o mundo natural que ela descartará seus resíduos. Estaremos, ao longo deste trabalho, tratando muitas vezes de Economia Ecológica, ou seja, da integração entre a Economia e a Ecologia. É necessário que, na defesa de nossos interesses, os órgãos governamentais responsáveis pelo comércio internacional e empresas realizem um acompanhamento cuidadoso das medidas protecionistas praticadas por alguns países, que eventualmente usam como pano de fundo a questão ambiental. Neste caso, é importante o conhecimento profundo do problema, sob seus aspectos técnicos (é real a degradação ambiental alegada?), políticos (quais são as consequências sociais resultantes do protecionismo sobre o emprego, por exemplo?) e econômicos. Lembramos o Princípio 12 da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: "As políticas econômicas com fins de proteção ambiental não devem servir para discriminar ou restringir o comércio internacional. Medidas para controle de problemas ambientais transfronteiriços ou globais devem, sempre que possível, serem baseadas em consenso entre os países".



Sobre o Autor

Luiz Antônio Abdalla de Moura é engenheiro naval, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pós-graduado (Ingénieur) pela École Nationale Supérieure de Techniques Avancées (Paris) e com mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (IPEN). É oficial da Marinha na reserva, no posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra do Corpo de Engenheiros da Marinha. É professor do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP desde 1986 nas disciplinas "Sistemas de Gestão Ambiental", "Qualidade Ambiental - ISO 14.000", "Economia Ambiental" e "Engenharia do Produto e Meio Ambiente". É superintendente de Projeto de Submarinos no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.


Minha Conta